sábado, 19 de janeiro de 2008

A fidelização aos ginásios

"O ginásio é uma coisa secundária na vida das pessoas". Este é um chavão que tem comandado as estratégias de abordagem do mercado dos ginásios. Será mesmo assim? Ouvi, mais uma vez, esta "verdade" na última reunião de direcção do meu ginásio e fiquei a pensar no caso. Eu não me identifico nesta verdade... A minha carreira profissional nesta área, que já vai para mais de 15 anos, tem me dito que o ginásio, da forma como eu o tenho apresentado aos meus clientes, não é uma coisa secundária. O ginásio é uma necessidade que faz parte da vida das pessoas com quem eu trabalho. Os meus clientes têm variado ao longo dos anos por eu ter mudado de local de trabalho. Mesmo assim, alguns dos meus clientes têm acompanhado as minhas deslocações. Talvez tenha sorte nas pessoas que me contactam ... Talvez haja alguma coisa na forma como eu trabalho e nas ideias que eu veiculo no meu trabalho que levem os meus clientes a criar a necessidade da prática regular de exercício. Mas o que é que eu faço, ou faço fazer, para que as pessoas passem a considerar o exercício físico como uma parte principal das suas vidas? Eu conheço outros profissionais da minha área que conseguem os mesmos resultados que eu em termos de fidelização dos clientes. Isto dá que pensar ...

3 comentários:

Boa Lingua disse...

Dá de facto que pensar...
Talvez o que se quis dizer foi quem em épocas mais "magras", o ginásio não é, nem pode ser, uma prioridade...
Além do que, nem toda a gente pratica algo tão "intenso" como Pilates ou Dança, por exemplo...

eme disse...

Nuno, o que tu és, o que tu fazes, ao que te dedicas e tanto tempo dedicaste - acreditas. E acreditas tanto, que isso passa para as pessoas, que vão ao teu encontro ao acaso ou não.
É muito importante essa boa transmissão, é um sinal de sucesso num dos pontos chave no que toca ao cliente fiel, essa 'comunicação'. Que muitas vezes falha, porque nem todas as pessoas vivem para a área em que trabalham com a mesma alma, diga-se e veja-se - disposição...
Realmente todos atravessam uma fase crítica financeiramente e isso é preocupante para qualquer negócio e, isso é básico.
Mas como em tudo, há que saber tomar atitudes e gerir prioridades. Fazes com que as pessoas também acreditem, és atento e dedicado, elas percebem e sentem. Quem tem a oportunidade de "tropeçar" em pessoas como tu, não estranhes que se foquem, ou passe a fazer parte das prioridades delas, cuidarem daquilo que as liga à Terra - o corpo e, cada vez mais, a mente.
A questão é: nem todos trabalham e seguem os mesmos príncipios. Então o todo, o conjunto, sofre necessariamente com isso. Mas há sempre as particularidades...que essas sim, são as pernas que fazem andar o "negócio".

Acho eu...

Beijinhos,

Maria

Paulo Morgado disse...

Bem, este senhor explicará melhor do que eu alguma vez conseguiria...
http://www.youtube.com/watch?v=U1trkBh92bk

:-)