sábado, 2 de agosto de 2008

Treino funcional ou simplesmente Treino!!!

Um desabafo. Foi assim, de repente. Um colega de trabalho falou-me na necessidade de termos mais "treino funcional". Eu tive um click que me fez saltar a tampa e afirmei em jeito de pergunta: Mas eu pensei que todo o treino que nós prescrevemos é funcional?! Foi assim, de repente que a designação tão em voga hoje em dia - e que tão bem vende - me pareceu descabida de todo. Pensei assim: Ora se eu prescrevo algum tipo de treino será sempre para atingir um determinado objectivo relativo ao funcionamento do corpo, seja ele de que nível, de reabilitação ou performance, for. Se o treino que eu prescrevo não for de acordo com os objectivos pré-definidos é porque alguma coisa correu mal na prescrição. Logo, concluo, todo o treino é funcional. Um treino não funcional, para mim pelo menos, seria como "subir para baixo". Quando as pessoas usam o termo "treino funcional" querem referir-se ao treino usando meios instáveis, com maior ênfase na estimulação da propriocepção, da estabilidade articular ou, simplesmente quando se querem referir ao uso de materiais "novos" de treino - bolas, cabos, pesos livres, superfícies instáveis, etc. No fundo, tudo coisas muito antigas, usadas desde sempre mas que hoje ganharam novas "roupas", formas, nomes, cores, texturas e materiais, tudo formas de vender coisas de sempre como se fossem novas e, por isso, mais exclusivas e ... rentáveis. O "treino funcional" ainda vai ajudar muita gente a ganhar dinheiro, ainda vai alimentar muito o mercado pelo potencial de venda que apresenta.

Sem comentários: