sábado, 24 de fevereiro de 2007

Cada vez mais maravilhado com o Método Pilates

As maravilhas do Método Pilates tradicional. A minha mestra Inélia tem formação, ou pelo menos conhecimento, em alguns métodos de trabalho do corpo, métodos holísticos que fazem uma abordagem não analítica do corpo. Eu acredito que qualquer abordagem ao corpo deve ser o mais holística possível. Bem, esta minha mestra, com todo este conhecimento teórico e prático, muitos anos de trabalho com corpos - dos outros e o seu - depois de conhecer o Método Pilates tradicional pela boca, pelos olhos e pelas mãos da grande Senhora e Mestra Romana percebeu que este constitui, de facto, uma abordagem tão holística e inclusiva que permite ser usada sem outros complementos nem outras invenções ou actualizações. Este Método a ela basta-lhe! Pareceu-me um pouco religião quando percebi este ponto de vista mas, por vir de quem vinha, achei que vali a pena saber o porquê de tanto fanatísmo e crença. Experimentei e continuo a experimentar até hoje e não paro de me maravilhar... Os resultados que a aplicação do Método Pilates tradicional, mesmo sem grandes questionamentos sobre os comos e os porquês da coisa fazem milagres.
Antes de trabalhar com o Método Pilates eu usava o que aprendi sobre exercício e saúde, tentava, o melhor que sabia, aplicar aqueles conhecimentos e sempre o mais actualizados possível. Tive sempre a mesma angústia, não conseguia ver realmente resultados nos corpos com que trabalhava. As mudanças ao nível fisiológico e funcional, essas sim, conseguia-as sem problema mas as mudanças na forma e na organização corporal dos meus alunos/clientes, a reorganização do seu "chassi" isso não conseguia ver nunca. Eu conseguia ver que havia alguma coisa fora do sítio, que funcionava mal mecanicamente, fora do alinhamento, mas não conseguia mexer e alterar a forma incorrecta que via, não sabia onde e como mexer nessa forma, nessa estrutura. Eu sei que há vários métodos de exercício físico que são tão eficazes como o Método Pilates tradicional para conseguir estes mesmo objectivos de que falo, no entanto, este foi-me apresentado e ensinado de uma forma tão brilhante e tão convincente que eu o adoptei.
Eu penso que com a aplicação do Método Pilates tradicional de forma global, sem grande individualização do mesmo às necessidades específicas de cada indivíduo, como eu faço nas aulas em grupo que oriento, se conseguem resultados maravilhosos nos corpos e no bem estar de quem pratica. O corpo melhora na forma global e no seu funcionamento organico interno também. No entanto, para se conseguir curar problemas muito específicos em menos tempo e com muito mais "mão cirúrgica" é preciso conseguir uma aplicação do Método muito mais afinada. Esta aplicação afinada, quase cirúrgica, pode conseguir-se em estúdio, usando todos os recursos que o Joseph Pilates nos deixou. Não são os aparelhos que fazem a diferença, no entanto, é a forma como são utilizados que importa. A forma de uma movimento e o sentido desse mesmo movimento pode ter tantas nuances quantas nós consigamos dar. A arte do ensino, a arte do trabalho como corpo está, no meu entender, na capacidade que algumas pessoas têm em utilizar propositadamente cada uma dessas nuances. A arte está na adequação da aplicação e na capacidade de observação.

Sem comentários: