quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Um ponto da situação

Comecei há coisa de sete ou oito meses num caminho que me levou até ao ponto onde estou hoje e sei que me irá levar muito mais além. Parece que é preciso algum acontecimento menos feliz para nos fazer andar em frente, dar um salto. Comigo foi o que aconteceu. Uma história menos feliz - bem infeliz - deixou-me bem no fundo, lá, onde é difícil descer mais. E a vida deu a volta. Eu dei a volta. E damos a volta pouco antes de nascermos. Damos a volta quando estamos preparados. Colocamo-nos em posição para nascer. E assim acontece ao longo da nossa existência como seres, vamos dando voltas e nascendo, mais voltas e nascendo de novo. Há quem não consiga dar a volta e lá se vai aguentando fora da vida, sem sair do seu casulo. Eu dei a volta e estou já com a cabecita de fora ... Não vai ser um parto difícil, vai ser um parto trabalhado, esperado, amadurecido. Esta criança que vou ser de novo tem um propósito e vai preencher um espaço que lhe pertence antes mesmo de existir. Este nascimento não é feito todo de uma vez, como acontece nos porquinhos quando nascem. Eu já vi porcos a nascer e eles saiem de uma vez só, como uma rolha de champanhe. O meu renascimento vai ser lento, sem dor, com prazer, mas lento, por partes.
Eu sinto que a minha vida está a encaixar-se. Que as partes estão a fazer sentido. É incrivelmente bom este sentimento. É o meu espaço físico, a minha casa que é linda de apetecer ficar e de apetecer chegar. É a minha família directa de quem me reaproximei e onde me sinto, agora, como em minha casa. É a minha vida pessoal, sentimental, que nunca esteve tão bem, tão sem pressas, tão tranquila e gostosa. É a minha vida profissional que está prestes a dar uma grande volta, passando eu a ter o meu espaço de trabalho, coordenado por mim, com o meu nome, onde eu posso me sentir como em minha casa. Vai ser como ter uma casa de dia e outra casa de noite, ambas espaços onde apetece estar, onde apetece chegar.
No outro dia ao acordar lembrei-me que já houve um tempo em que só me apetecia dormir e que ter que acordar era já uma canseira. Acordar e não saber para quê. Acordar e não saber com o que contar, uma ausência total de objectivos e de ambição. Um vazio. Isso acabou! A situação agora é de querer agarrar o dia, os projectos e as ideias aparecem e fazem sentido. Foram várias as coisas que me fizeram chegar aqui mas a principal coisa que aprendi e que de volta e meia procuro relembrar é que não importam as condições, importa como eu estou comigo. Sou eu que faço as condições acontecerem da forma que acontecem. De vez em quando preciso de fazer um balanço - faço-o frequentemente - sobre o estado do meu Ser, sobre o meu estado de mim para comigo para não me esquecer que eu PRIMEIRO tenho que estar bem COMIGO. O resto vem por acréscimo.

2 comentários:

cata disse...

gosto tanto de ler os teus "pensamentos" que aqui vais partilhando connosco e de saber que estás bem. fico feliz. tão feliz.

FatimaX disse...

Eu também estou tão feliz por estares a percorrer este caminho que te deixa assim tão bem! Ás vezes sinto mesmo muito orgulho em ti... eu lembro-me quando não era assim e é fantástica a tua evolução! Continua a brilhar Amigo!